sábado, 1 de fevereiro de 2014

Para Adriana, Eduardo e Peu: só AMOR.

Parabenizando Adriana e Eduardo pela força, energia, sintonia, amor, entrega e aceitação do processo respeitoso da chegada de Pedro (ou Peu, para xs íntimxs). E aproveitando para fazer uma declaração de amor (e de ativismo de feminista do parto - lógico que eu não vou perder essa oportunidade hehe).




Meus parabéns a uma mulher determinada, decidida, que, aos 45 do segundo tempo, virou sua vida ao avesso, mudou tudo o que estava planejado, mudou de obstetra às 41 semanas de gestação, após 2 cesáreas prévias, mesmo descobrindo um quadro de pré-eclâmpsia leve se desenvolvendo. Esse processo desenvolveu várias descargas de adrenalina o qual nenhuma gestante deveria passar, mas ela enfrentou tudo isso com muita força. Uma lindeza a força dessa mulher em trabalho de parto; uma lindeza a resignação e o amor deste homem apoiando todas as decisões dela e participando ativamente do processo de chegada de seu primeiro filho. Uma lindeza a aceitação de ambos de que nem sempre o processo finaliza como a gente planeja, mas o entendimento de que o mais importante em tudo é a forma como o processo se conduz, com respeito, com amor, com emoção, muita emoção. O caminho faz toda a diferença na vida das pessoas envolvidas, inclusive na do bebê que está chegando. O parto humanizado é um caminho, ele não é o fim do caminho, mas todo o percurso.

Agradecendo a esta nova família pela honra em me permitir participar de um momento tão íntimo, ímpar e importante na vida dessas pessoas. Agradecendo toda a confiança nas nossas conversas e indicações.




Parabenizando e agradecendo fortemente também à equipe que topou a mudança de última hora, que monitorou tudo com muito cuidado, com muito amor, com muito respeito a todas as escolhas dessa mulher. Foi um nascimento LINDO, sem sofrimento, humanizado. Peu nem chorou direito, não sentiu o choque da transição entre o mundo do lado de dentro para o mundo do lado de fora. Ficou só observando os olhos do seu pai, ambos em processo de reconhecimento mútuo. Mamou na primeira hora, não foi agredido no pós-parto imediato com luzes fortes, nem frio, nem colírios, nem sondas, nem corte precoce de cordão umbilical, nem separações bruscas.

Agradecendo à rede de apoio com a qual eu sei que consigo sempre contar, seja com dicas técnicas, seja com emanação de energias feministas. Um universo se forma e conspira fortemente em defesa dos direitos da mulher e da criança em um parto humanizado. É impressionante e incrivelmente linda a força conjunta que nós temos, a conexão que nós formamos em defesa das escolhas das mulheres.

Apenas: LINDO. Ainda em êxtase aqui.




Seja bem-vindo, Peu. Que você tire de letra a amamentação, assim como tirou de letra o trabalho de parto às 41 semanas e 3 dias de gestação. Tava era bom lá dentro, néra? Mas aqui fora também é bem legal, tenho certeza de que sua mãe e seu pai farão você entender que aqui fora pode ser ~quase~ tão bom como estava dentro do seu aconchego simbiótico no útero de sua mãe. Tenho certeza de que sua missão aqui será vista em breve neste mundo que precisa tanto de mudanças. E eu acredito MUITO na sua geração, na geração das crianças que nascem assim, dessa forma.

Seja bem-vinda ao mundo de uma obstetrícia respeitosa, Adri. Esse é o mundo no qual eu acredito. Um dia todas as mulheres em trabalho de parto serão tratadas como você foi hoje. Porque TODAS as mulheres merecem uma assistência humanizada e cuidadosa, sem perder o rumo da segurança e da ciência.

Seja bem-vindo ao mundo dos pais, Eduardo. Boas surpresas o aguardam. E muito aperreio também hehehe 

E, por fim, seja bem-vindo, 2014. Você chegou chegando.

‪#‎emocionada‬

‪#‎humanizabrasil‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário